Pular para o conteúdo

Quem somos

Quem Somos

O Instituto Caju Brasil é uma organização não governamental, com atuação voltada para o desenvolvimento sustentável em atividades do setor rural e agroindustrial e foco principal na cadeia de valor da cajucultura, do campo a mesa.

Sobre o Instituto Caju Brasil

O ICB foi concebido como uma organização não governamental, com atuação voltada para o desenvolvimento sustentável em atividades do setor rural e agroindustrial e foco principal na cultura do cajueiro e na sua cadeia de valor, desde o campo até a mesa do consumidor. 

Dentre os vários objetivos do ICB destacam-se o de “Promover eventos para difusão de novos conhecimentos e de tecnologias inovadoras e para a realização de negócios no setor da cajucultura” e “Promover ações de interesse social e beneficente, dentro de sua área de atuação, em interação com outras pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas”. Oportunamente, detalharemos neste site os demais objetivos e serviços que serão prestados pelo ICB.

Nossos Objetivos:

Com atuação voltada para o desenvolvimento sustentável em atividades do setor rural e agroindustrial e foco principal na cultura do cajueiro e atividades afins, o INSTITUTO CAJU BRASIL tem como objetivos:

                    I.      Fomentar o aumento da produção, da produtividade, da rentabilidade e da renda em todos os elos da cadeia produtiva do caju;

    
II.   
Disseminar tecnologias inovadoras de cultivo, produção, processamento, comercialização, organização e gestão dentro do setor da cajucultura e de outras atividades rurais afins e agroindustriais;

  

              III.  Apoiar a ampliação e a melhoria dos pomares de cajueiro, estimulando a propagação de espécies mais produtivas e de melhor qualidade.

  
IV.   
Estimular o plantio consorciado do cajueiro com outras atividades agrícolas e pecuárias;

    
V.     
Incentivar a organização, a interação e a cooperação entre os agentes dos vários segmentos do setor rural e agroindustrial, especialmente entre os pequenos produtores rurais.

  
VI.  
Apoiar a criação, a organização e o funcionamento dos arranjos produtivos locais, dos polos regionais e da câmara setorial do caju, estimulando a realização de negócios, o surgimento de novas lideranças e a melhoria da gestão em atividades rurais e agroindustriais.


                     VII.  Realizar e apoiar a execução de planos, programas, projetos, estudos e pesquisas que sejam relevantes para o desenvolvimento da cultura do cajueiro e de outras atividades rurais e agroindustriais.

  

            VIII. Promover e apoiar a realização de programas de capacitação, de treinamento, de consultoria e de assistência técnica em temas de interesse dos vários elos da cadeia produtiva do caju e de outras atividades rurais e agroindustriais.

  
IX.     
Produzir, pesquisar, coletar, catalogar, divulgar, editar, publicar informações e dados estatísticos de interesse do setor da cajucultura.

    
X.       
Promover eventos para difusão de novos conhecimentos e de tecnologias inovadoras e para a realização de negócios no setor da cajucultura e em outras atividades rurais, agroindustriais, culturais e agroturismo.

  
XI.       
Incentivar o desenvolvimento sustentável local e a preservação do meio ambiente.

 

           XII.     Promover ações de interesse social e beneficente dentro de sua área de atuação, em interação com outras pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas.


               XIII.  Promover a gestão com ações e projetos nas áreas da museologia, do turismo e educacional.


               XIV.   Apoiar e divulgar ações culturais na área da cajucultura  


         XV.    Promover ações para implantação de E.S.G. Environmental,Social and Governance  – (A.S.G – Ambiental, Social e Governança), estimulando a construção de padrões de gestão transparentes e éticos, que gerem desempenhos econômicos lucrativos e ao mesmo tempo sustentáveis.


             

Diretoria

Rodrigo Diógenes

Presidente

Maurício Campos

Diretor Administrativo e de Projetos

Ana Cristina

Diretor Financeiro e E.S.G

Helaine Pinheiro

Diretor Técnico e Comercial

Seja um Associado do Instituto Caju Brasil

Clique no botão abaixo e se torne um associado.